Skordaliá - Purê de alho

A skordaliá é um creme de alho que pode ser feito com batatas, com pão amanhecido, com nozes ou com amêndoas.
A skordaliá é utilizada como prato principal tendo como acompanhamento peixes empanados (mais usualmente o bacalhau), legumes empanados como berinjela e abobrinha, peixes ou legumes cozidos (beterraba, por exemplo) e também pode ser utilizado como patê.
A seguir, os diversos modos de preparo começando pelo meu preferido.


Skordaliá me patáta (Skordhaliá me patáta)
ou Aliáda (alhiádha) αλιάδα
Σκορδαλιά με πατάτα
Purê de alho e batata

Ingredientes:
1 kg de batatas
2 ou 3 dentes de alho (ou mais, a gosto) esmagados
Sal
Azeite
Vinagre de vinho branco ou suco de limão
Pimenta branca (opcional)

Modo de preparo:
Cozinhe as batatas com meia colher de sopa de sal. Escorra as batatas e reserve a água.
Amasse bem as batatas e junte o alho.
Adicione ¾ de xícara da água reservada e misture bem.
Tempere com azeite, vinagre ou suco de limão, sal e pimenta a gosto.

Dicas:
- Se preferir, coloque todos os ingredientes no liquificador e bata até formar uma massa lisa, mas prepare, no máximo, metade das batatas de cada vez e coloque numa vasilha porque a massa fica muito pesada e pode queimar o motor.
- A Skordaliá não fica com a mesma textura do purê de batatas, ele deve ficar mais cremosa. Se necessário, adicione mais água (sempre quente).

Skoradaliá me psomí (Skordhaliá me psomí)
Σκορδαλιά με ψωμί
Purê de alho e pão

Substitua as batatas da receita anterior por pão amanhecido sem casca umedecido com água.
Esta receita deve ser preparada no liquidificador ou processador.

Skordaliá me karídia (Skordhaliá me karídhia)
Σκορδαλιά με καρύδια
Purê de alho e nozes
Ou
Skordaliá me amígdala (Skordhaliá me amíghdhala)
Σκορδαλιά με αμύγδαλα
Purê de alho e amêndoas

Bata, no liquidificador ou processador, ½ xícara de chá de nozes ou amêndoas cozidas e sem pele. Continue utilizando a receita de Skordaliá me psomí.

Comentários

  1. que legal, fiz e gostei muito

    ResponderExcluir
  2. MINHA MÃE FAZIA E ERA UMA DELÍCIA, MAS O DELA ERA O "ME PSOMÍ". AGORA, RARAMENTE TEMOS PÃO AMANHECIDO EM CASA ENTÃO A RECEITA É A DO "ME PATÁTA"
    FICO FELIZ DE TER RECUPERADO A RECEITA E AGRADEÇO MUITO! EFHARISTÓS PARAPOLÍ!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Tem algum pedido especial? Fale para mim.

Postagens mais visitadas deste blog

Pão pita para souvlaki ou gyro

Galaktoboureko - Torta folhada de leite

Kourabiédes